Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2016

Estoque de bodes expiatórios



Dona Marina Silva aparece como uma das mais cotadas para 2018... Então o jogo é: não suportamos os "radicais" (como são chamados os petistas e afins), nem queremos mais os "vendilhões do templo" (como são chamados os da direita: PSDB, DEM & Cia.), mas podemos dar um voto de confiança aos conservadores (unidos/fortalecidos em impacientes/inflexíveis bancadas evangélicas)? Ora, pensei que os protestos eram, no fundo, contra a falta de isenção no poder. Questão religiosa à parte, como poderá alguém tão apegado a determinados princípios governar com isenção para um país tão heterogêneo, complexo e culturalmente rico?   

Bem...

... das quase 600 páginas da importante obra de João Silvério Trevisan, Devassos no paraíso (atualmente, por incrível que pareça, fora de catálogo), repito aqui este trecho para que possamos refletir sobre o atual momento de fúrias e revoltas (histeria coletiva que pode nos levar a dar mais um "tiro no nosso próprio pé"; já demos outros ao longo da nossa história):

“A verdade é que a civilizaç
ão sempre precisou de reservatórios negativos que possam funcionar como bodes expiatórios nos momentos de crise e mal-estar, quando então, por um mecanismo de projeção, ela ataca esses bolsões tacitamente tolerados.” (Record, 2000, p. 22, 3 ed.)

E vamos em frente (ou para trás)... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário